Desafios do Sistema Municipal de Cultura são apresentados em encontro

DSC 7553

Com a presença de cerca de 40 pessoas, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade promoveu na segunda-feira, 4 de setembro, mais um encontro com a classe artística e cultural itabirana. No encontro foram apresentados os desafios para o pleno funcionamento do Sistema Municipal de Cultura, criado em 2013 e que ainda não está em funcionamento porque o Conselho Municipal de Política Cultural não foi formado. “Já fizemos a convocação para o conselho, mas não houve engajamento por parte da classe artística”, lamentou a superintendente Martha Mousinho. De acordo com ela a importância do conselho é inquestionável. “Precisamos do trabalho do conselho para fazer o Fundo Municipal de Cultura cumprir a sua missão que é fomentar a cultura em nossa cidade. Precisamos fazer com que o Sistema Municipal de Cultura funcione e isso só é possível com o engajamento de todos”, alertou ela. O edital para a formação do Conselho Municipal de Cultura está previsto para 15 de setembro.

Um ponto divulgado no encontro foi a ampliação dos recursos investidos pela Prefeitura no Fundo Municipal de Cultura, que passou de R$ 50 mil para R$ 140 mil. Outra boa notícia foi a abertura de um Centro de Referência e Informação ao Artista (Criar), com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da classe artística e cultural em Itabira. O Criar funcionará na Casa de Drummond de terça a quinta-feira, de 8 às 15 horas.