Fazenda do Pontal

“Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. Minha mãe ficava sentada cosendo. Meu irmão pequeno dormia. Lá longe meu pai campeava no mato sem fim da fazenda”. ¹

¹. Trecho extraído do poema “Infância” de Carlos Drummond de Andrade

A Fazenda do Pontal pertenceu ao pai de Carlos Drummond de Andrade e foi o local onde ele passou parte da infância. Em 1973, com a necessidade da construção de uma barragem para lavagem de minério, a casa foi desmontada e as peças retiradas ficaram estocadas por três décadas. Em 2004, a Vale, então detentora das peças originais da casa, reconstruiu a Fazenda utilizando as janelas, portas e umbrais guardados e entregou à comunidade essa importante parte da história da infância de Drummond.




O espaço, hoje, recebe visitantes de todo o país, com uma média 8 mil pessoas/ano. Além disso, possui espaço para palestras e reuniões. Com programação cultural mensal a casa abriga oficinas, grandes exposições, lançamentos de livros, mesas redondas, workshops e sessões de cinema e oficinas infantis. A área externa também é cenário de shows e grandes eventos recebendo atividades que integram o Festival de Inverno e a Semana de Cultura Popular.

 

Fazenda do Pontal
Rua Maria Julieta, s/n°.
Bairro Campestre / Itabira – MG
CEP.: 35900-000
Entrada: R$ 2,00

Contato: (31) 3835-5532
Formulário de contato

Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 - Itabira - MG, 35900-025 - Telefone: 3835-2102 | Mapa